Pages

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Os Benefícios do Gengibre


Há mais de cinco mil anos o gengibre (Gengibre - Zingiber Officinale) tem sido celebrado não só por seus valores medicinais, mais também como tempero fino e sofisticado. Obtido a partir da raiz (rizoma) de uma planta herbácea originária da Índia, o Gengibre e seus constituintes exibem uma ampla faixa de atividades farmacológicas: tônico cardíaco, protetor do fígado, antitrombótico, antibacteriano, antioxidante, analgésico e antiinflamatório, bem como calmante da tosse, e diurético.
Segundo a médica Valéria Goulart, nutróloga e endocrinologista de São Paulo, combate gases intestinais e rouquidão: "externamente é utilizado em traumatismos e reumatismos. Além disso, o gengibre pode ser um aliado contra gripes, pois tem efeito aquecedor e estimulante da circulação, ajudando o corpo a se livrar do catarro".
Aquece o corpo
O gengibre além de bela raiz é um alimento termogênico. Isso significa que é antioxidante, ou seja, combate radicais livres, aumenta a velocidade das reações químicas (metabolismo basal) e a temperatura corporal. Para a médica Valéria Goulart, "não é por outro motivo que, pesquisas realizadas na China e na Grã-Bretanha indicam que o gengibre é capaz de acelerar o metabolismo em até 20%, aumentando a queima de calorias. Isto é, o gengibre é um excelente coadjuvante no emagrecimento".
Fixa cálcio aos ossos
Cada 100 g de gengibre possui 157 mg de magnésio, que é considerado o mineral do músculo, relaxante muscular e estimulante na formação de novas células. O magnésio é indispensável na fixação de cálcio nos ossos, podendo causar ou agravar quadros de osteopenia e osteoporose no adulto. O fósforo participa, obrigatoriamente, da formação dos sais de cálcio e, por isso, pode ser encontrado nos ossos e dentes numa proporção de 70 a 80%. E mais: 144 mg de fósforo/dia fornecem energia para as funções intelectuais e nervosas.
Chamado pelos ingleses e americanos de ginger, esse alimento possui ainda: 1.126 mg de potássio, importante para reposição de tecido muscular; 106 mg de cálcio e, que bom, 5,2 mg de niacina (vitamina B3) eficaz na redução do colesterol. A nutróloga e endocrinologista Valéria Goulart explica que "o gengibre tem cerca de 14% de gingerol, uma substância que pode oferecer proteção contra certos tipos de câncer, de acordo com cientistas do Instituto Hormel da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos. O estudo ainda será validado".
Como comprar e usar
Escolha seu gengibre com a pele sem rugas, pois assim ele não estará fibroso. Descarte os pedaços sem cor, e com as pontas mofadas. Gengibres mais velhos têm o gosto mais forte e mais ardido e, portanto, deverão ser usados com moderação. Eles podem ser guardados dentro de um saco de papel na parte baixa da geladeira por várias semanas.
Para prepará-lo, simplesmente descasque com uma faca afiada e rale ou corte-o em fatias finas. Planta do bem, ele só deve ser evitado por pessoas que mostram hipersensibilidade aos seus componentes. Não utilize também essa raiz nos períodos de gravidez, lactação e em crianças menores de 6 anos. Evite, ainda, em pacientes com cálculos biliares (pedras na vesícula).
Preparo e dosagem
Pulverizar o rizoma e ingerir contra vômitos.
Decocção: preparar com 1 colher (chá) de raiz triturada em 1 xícara de chá de água, tomar 4 xícaras de chá ao dia.
Cataplasmas: preparar com gengibre bem moído ou ralado e amassado num pano, e deixar no local (para reumatismos e traumatismos na coluna vertebral e articulações).
Rizoma fresco: mascar um pedaço (rouquidão).
Tintura: 100 g do rizoma moído em 0,5 l de álcool, fazer fricções para reumatismos.
Xarope: pode ser ralado e adicionado a xaropes para curtir por um tempo, junto com outras ervas.
Uso moderado
O gengibre, porque é uma raiz forte e personalística, deve ser usado sempre moderadamente, quando necessário e com as devidas precauções. Em caso de dúvida, devemos consultar um especialista (médico, naturalista, etc.). Todos os medicamentos, inclusive os fitoterápicos, devem ser utilizados apenas com indicação médica. http://www.cienciaviva.pt
Quanto consumir
1 colher (café) por como tempero (em molhos e assados, por exemplo). Calorias: 15 em 1 colher (sopa). dia. Em excesso pode irritar a mucosa do estômago. Como: use a raiz pura, ralada.
Outros termogênicos: maçã, pimenta vermelha, mostarda, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, limão, cafeína, guaraná, chá verde, gorduras vegetais, gorduras de coco, produtos derivados de chocolate, Omega 3 e 6, CLA (Ácido Linoléico conjugado) e até água gelada. Tomar oito copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias. Isto porque o organismo gasta energia para elevar a temperatura da água de 5ºC para 37º C, que é a temperatura corporal interna.
fonte: Revista Dieta Já