Pages

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Os Benefícios do Selênio

O selênio é um mineral essencial na dieta diária e como anti-oxidante (agente que combate os radicais livres que causam danos às células e podem conduzir a enfermidades crônicas, como o câncer). Uma deficiência de selênio pode levar a pessoa a ficar mais vulnerável aos vírus, câncer, depressão e ficar com menos energia. Mas níveis altos por demais deste mineral resultam venenosos.
Segundo um relatório publicado pelo Dr. Donald J. Lisk da Universidade Cornell, a ingestão de 100-200 micro gramas de selênio ao dia é um seguro contra deficiências no organismo deste mineral. Para o Dr. Lisk dosagem considerado tóxico é de 2 500 micro gramas diárias. Os sintomas ligados a envenenamento com selênio consistem em: náuseas, mau hálito (alho), sintomas parecidos à gripe, queda de cabelo, problemas neurológicos, falhas respiratórias e danos no fígado. Por isso, uma dosagem de 200 micra gramas diárias é suficiente e não causa transtornos nenhum.
Uma das fontes mais simples e efetivas do selênio é o alho. Segundo alguns pesquisadores a razão principal para o alho bloquear o câncer em animais (em experimentações no laboratório) é seu alto teor de selênio. Isto é especialmente marcante caso do alho semeado em terras preparadas com fertilização artificial com selênio, onde ele é 60% mais efetivo contra o câncer nos animais de laboratório.
Pode-se afirmar que o selênio protege em 4 aspetos importantes:
  1. Prevenção do câncer: Depois de muitos anos de suspeitar seu poder protetor, uma pesquisa marcante confirmou em nível de laboratório (é comum experimentar com ratos) as suspeitas. Segundo o Dr. Larry Clark, da Universidade de Arizona, uma modesta dosagem de selênio reduziu a incidência total de câncer em 42%. E baixou os casos de morte nos ratos em 50%. Em outra pesquisa, o Dr. Clark estudou 1312 pessoas idosas com câncer de pele, tentando descobrir se o selênio era capaz de evitar a recorrência dessa doença. A pesquisa durou sete anos. A metade dos pacientes tomou 200 micra gramas de selênio cada dia entanto a outra metade tomou um placebo (pílula inativa).
    O experimento não demonstrou esse fato, mas surpreendentemente revelou uma queda decisiva em outros tipos de câncer. Nos resultados finais mostraram que a ingestão diária de selênio diminuiu 69% as ocorrências de câncer de próstata, 64% os de cólon e reto, e 39% os de pulmão.
    O experimento contou com poucas mulheres e portanto não é possível estabelecer se o selênio è efetivo contra o câncer de mama ou de ovários. O Dr. Clark está planejando fazer novas pesquisas, com mais mulheres envolvidas nelas.
  2. Controle de vírus: Uma falta de selênio permite aos vírus tomar conta do corpo, de acordo a uma recente pesquisa do Ministério de Agricultura dos Estados Unidos. Em ratos criados com deficiências de selênio na sua alimentação, certos vírus normalmente inócuos mudaram a variedades danosas, especialmente para o músculo cardíaco. Segundo o porta-voz do Ministério, Orville A. Levander, a mudança foi "como do Dr. Jekyll para Mr. Hyde". O selênio ameniza vários vírus, desde gripes até o AIDS. Alguns pesquisadores acreditam que uma deficiência de selênio ajuda espalhar o vírus do AIDS através do corpo.
  3. Combate à depressão: Uma falta de selênio deprime suas energias, alimenta sua ansiedade e o some na depressão, diz o psicólogo James G. Penland. Ele achou que quem elevou sua dieta diária de selênio até as 200 micra gramas se sentiu menos ansioso e mais energético, seguro e agradável. Aquelas pessoas com mais alto teor de selênio no sangue se sentiram no melhor nível. Quem pior se sentiu ao começo do experimento, terminou sentindo-se melhor.
    Pesquisadores do País de Gales acharam resultados similares numa pesquisa com homens e mulheres depois de eles tomarem 100 micra gramas de selênio ao dia.
  4. Acrescenta a imunidade: Em uma pesquisa com pessoas idosas, cientistas da Universidade de Bruxelas em Bélgica encontraram que a ingestão de 100 micro gramas de selênio ao dia melhorava determinados fatores do sistema imunológico em 79%. A razão: O corpo necessita selênio para produzir uma enzima anti-oxidante crítica, a "glutatione peroxidasa". Ela ajuda a desintoxicar grassas celulares que de outra maneira baixam as defesas, promovem câncer e destroem as artérias.
    (Ainda não existem provas concluintes sobre se o selênio previne os ataques ao coração).
Algumas fontes naturais de selênio são os grãos inteiros, sementes de girassol, nozes, alho, carnes e peixes, ostras.
Fonte: USAWeekend.com / www.conheceraloe.com

0 comentários: