Pages

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Beterraba: benefícios e virtudes





A beterraba (Beta vulgaris) é um tubérculo originário da região mediterrânea da Europa. Existem três tipos de beterraba: a beterraba açucareira (de cor branca), usada para produção de açúcar, a beterraba forrageira, usada para a alimentação animal e a beterraba vermelha que é utilizada na nossa alimentação.
Este vegetal muito saudável, contêm inúmeros nutrientes, especialmente fitoquímicos, de entre os quais há a salientar: potássio, fósforo, ferro, silício, sódio, cloro, zinco e manganês.
Além destes, a beterraba fresca também contém vitamina A, C, vitaminas do complexo B , carotenóides, incluindo betacaroteno e o fitoquímico bioflavonóide antocianina, o qual é um poderoso antioxidante, que potencia a actividade da vitamina C. Deste modo, a beterraba auxilia na manutenção dos tecidos cerebrais, bem como ajuda na construção óssea e regula as funções musculares e nervosas.
A beterraba é recomendada a anémicos devido à sua riqueza em ferro e ácido fólico. Auxilia também quem tem problemas intestinais, devido ao seu efeito laxante. Por outro lado, também é uma óptima ajuda para combater problemas ao nível do baço e do fígado. O sumo de beterraba, por sua vez, é tónico, refrescante e diurético, auxiliando em possíveis problemas renais, descongestionando as vias urinárias.
Poderá ser consumida de diversas formas: ralada e temperada com sumo de laranja; como acompanhamento de pratos; batida no liquidificador com leite; em sopas com outros legumes, ou ainda, cozida com vinagre e servida em saladas.
Estas são algumas formas de adicionar a beterraba na sua alimentação, são combinações muito nutritivas e pouco calóricas, uma vez que 100g de beterraba crua fornecem 49 calorias, 100g de beterraba cozida têm 44 calorias e igual quantidade de folhas deste vegetal, fornecem apenas 38 calorias.


fonte: www.metabolica.pt

0 comentários: