Pages

domingo, 24 de maio de 2009

SUCO DE UVA: BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS, TERAPÊUTICOS E FUNCIONAIS

Na década de 80, cientistas japoneses definiram muitas utilidades dos alimentos. Além do papel nutricional, o alimento tem uma atuação funcional, ou seja, fornecem componentes que são capazes de regular às funções orgânicas, proteger e prevenir o organismo contra inúmeras doenças.
Dentre os alimentos pesquisados, com benefícios nutricionais e funcionais cientificamente comprovados, encontra-se o puro suco de uva tinto.
Do ponto de vista terapêutico, o puro suco da uva é um dos mais preciosos e completos sucos. É valioso estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, promovendo a eliminação do ácido úrico, causador da fadiga. Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para o fornecimento constante e prolongado de energia. É utilizado nas dietas de desintoxicação para regenerar as células do fígado e dos rins e purificar o sangue.
Por ser rico em vitaminas e sais minerais ( potássio, magnésio, cálcio, manganês, cobre, fósforo, zinco, sódio elegeu ), o suco de uva auxilia no combate a várias doenças, tais como o reumatismo, gota, artrite, prisão de ventre, anemia, eczema, mau colesterol, hepatite, depressão.
Pesquisas recentes confirmam que o suco de uva puro, 100% natural e integral, processado a partir de uvas vermelho-escuras e roxas, possui alta concentração de compostos fenólicos. Esses compostos são substancias naturais encontradas na uva e trazem muitos benefícios para nosso organismo. Dentre eles, o que mais se destaca é um composto fenólico chamado resveratrol, presente na casca da uva, tendo a sua concentração, aumentada durante o processo de extração do suco. A maioria das pesquisas mostra que o resveratrol apresenta a capacidade de prevenir a oxidação do mau colesterol ( LDL), evento crítico no processo de aterosclerose, podendo dessa forma, reduzir o risco de doenças cardiovasculares, aumentarem o bom colesterol e dilatar os vasos sanguíneos. Esse composto é também potente agente preventivo do câncer, pois tem a capacidade de inibir a fase inicial e o aumento de prováveis tumores.
O suco de uva deve ser consumido isoladamente, e não com outro alimento, para que sejam aproveitadas todas as suas qualidades nutritivas e funcionais. Também é aconselhável bebê-lo em pequenos goles, pois assim seu efeito energético será mais eficaz.

0 comentários: